Djamila Ribeiro lança espaço com foco em educação e bem-estar da mulher

Espaço Feminismos Plurais oferecerá formação intelectual e profissional, atendimento psicológico, suporte jurídico, terapêutico e dentário para mulheres socialmente vulneráveis

 

Djamila Ribeiro lança espaço com foco em educação e bem-estar da mulher

Espaço Feminismos Plurais oferecerá formação intelectual e profissional, atendimento psicológico, suporte jurídico, terapêutico e dentário para mulheres socialmente vulneráveis

 

Realizando o seu grande sonho, a filósofa e best seller Djamila Ribeiro inaugura no dia 05 de maio, no bairro de Moema, na cidade de São Paulo, o Espaço Feminismos Plurais, um instituto sem fins lucrativos que pretende abraçar mulheres socialmente vulneráveis dentro de uma perspectiva de acolher, de desenvolver e dar oportunidades. Por entender o ser humano em toda a sua complexidade, o instituto deve ser visto como um espaço de educação, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento profissional.  O Feminismos Plurais será inaugurado com o lançamento de dois livros: Transfeminismo, da professora e mulher trans Letícia Nascimento, e Trabalho Doméstico, da professora Juliana Teixeira, ambos da Coleção Feminismos Plurais, publicações da editora jandaíra, às 19h.

 

O Espaço Feminismos Plurais oferecerá atendimento presencial com formação intelectual e profissional, além de atendimento psicológico, suporte jurídico, literário, terapêutico e dentário para pessoas pertencentes a grupos vulnerabilizados. Formado por um corpo técnico multidisciplinar, a equipe responsável por conduzir o projeto é composta pelo diretor administrativo do espaço, o empresário e grande apoiador do projeto, Maurício Rocha, pela psicóloga Débora Guimarães, pela terapeuta holística Marília Salles, pela dentista Paula Mendes, pela gerente do espaço Raquel Suely e direção geral da Djamila Ribeiro.

 

Além de uma sólida base acadêmica, construída por meio de vários anos de estudo, em sua trajetória, Djamila Ribeiro foi beneficiada com projetos sociais e, agora, realiza o grande sonho de oferecer às mulheres um importante espaço de formação e destaca o quanto sua trajetória em movimentos sociais trouxe um olhar ressignificado sobre o que é ser mulher negra e como tudo isso transformou a sua vida.

 

Segundo ela, “toda minha trajetória me levou à concepção do Espaço Feminismos Plurais. Será um espaço que enxergue as pessoas, sobretudo a mulher negra, numa perspectiva de potência. E espero que o instituto que estou inaugurando represente para as mulheres o que lugares de acolhimento e desenvolvimento crítico representaram para mim.”

 

OS SERVIÇOS DO ESPAÇO FEMINISMOS PLURAIS:

Alguns campos serão trabalhados significativamente no instituto, como o de promoção à leitura, formações filosófica e empresarial, workshops, biblioteca, eventos de lançamento de obras literárias e artísticos, levando o público a ter acesso ao conhecimento e à construção de ferramentais para o empoderamento destes grupos. Conheça o que será oferecido pelo Espaço Feminismos Plurais:

Biblioteca: contará com o acervo doado pela Djamila Ribeiro da Coleção Feminismos Plurais, do selo Sueli Carneiro, e obras de editoras parceiras que serão destinadas à consultas locais e ao empréstimos de livros. Serão oferecidos também computadores para pesquisas, estudos e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em geral.

Cursos: realização de cursos, workshops de formação filosófica, jurídica para mulheres e empresarial.

Eventos literários e artísticos: o espaço se destinará para o lançamento de livros da própria Coleção Feminismos Plurais e do selo Sueli Carneiro. O local será aberto para exposições de arte e para visita de escritores e escritoras do Brasil e do exterior voltado à oficinas e à residências literárias.

Atendimento psicológico: o atendimento será oferecido a homens e mulheres, grupos familiares, incluindo crianças e adolescentes, e preferencialmente mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de risco social.

Terapia: realização de práticas artísticas, respiratórias, meditações, conexões com a natureza e reflexões sociais dos arquétipos femininos, com o propósito de estimular a liberação de bloqueios e possíveis distorções que as mulheres desenvolvem ao longo da vida.

Atendimento odontológico: atendimento de mulheres em situação de risco social, sobretudo mulheres vítimas de violência doméstica. Haverá uma triagem para encaminhamento ao tratamento odontológico destas mulheres.

 

OS PROJETOS DE DJAMILA

Autora, empresária, filosofa Djamila Ribeiro, com quatro livros publicados como Lugar de Fala, Pequeno Manual Antirracista, Quem tem medo do Feminismo Negro? e Cartas para minha avó, já implementou projetos expressivos sob o eixo central da educação antirracista e feminista, como as publicações da Coleção Feminismos Plurais no mercado brasileiro, com  12 títulos nacionais, e 10 títulos internacional, com de obras literárias publicadas por autores e autoras como Carla Akotirene, Adilson Moreira, Rodney Willian e outras, dando visibilidade e protagonismo a intelectuais negros e negras, além de promover a cultura de letramento racial por meio da plataforma Feminismos Plurais, maior streaming de educação antirracista e feminista do Brasil, que oferece cursos, aulas on-line, mentorias acadêmicas e o podcast Onda Negra(disponível nas principais plataformas digitais), e outros. Djamila, sempre com seu olhar inovador e com sede de transformação social, promove, junto aos seus incontáveis parceiros, impactos sociais concretos com mais este projeto lançado.

 

 

SOBRE DJAMILA RIBEIRO:

Djamila Ribeiro é graduada em Filosofia e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. É autora dos livros “Lugar de Fala” (Jandaíra/Selo Sueli Carneiro), “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Pequeno manual antirracista” e “Cartas para minha avó” (Companhia das Letras), com traduções para quatro idiomas. Foi também professora convidada do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é professora da pós graduação da PUC do Rio Grande do Sul. Colunista do jornal Folha de S. Paulo e da revista ELLE Brasil, esteve secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo em 2016. Foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Em 2020, ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário brasileiro, na categoria Ciências Humanas, pelo Pequeno Manual Antirracista. Em 2021, foi a primeira pessoa brasileira da história a ser homenageada pelo BET Awards, concedido pela comunidade negra estadunidense. Em 2022, recebeu o grau de Comendadora na Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral.

 

O Espaço Feminismos Plurais fica localizado na Alameda Tupiniquins, nº 343, Moema. Horários de funcionamento: de segunda à sexta das 9h às 17h.

 

Mais informações para imprensa:

Casé Comunica

www.casecomunica.com.br

Redes Sociais: @casecomunica

Neila Costa – neila@casecomunica.com.br

 

 

 

Brasileiro entra na lista dos 100 mais inovadores fora do Vale do Silício

Paulo Rogério, empreendedor social, figura entre os nomes de maior valor da RoW100: Global Tech’s Changemakers, uma das mais renomadas organizações com publicações que envolvem tecnologia, cultura e experiências humanas

A renomada organização Rest of the World divulgou, no último dia 9/5, a lista RoW100: Global Tech’s Changemakers, com os cem nomes mais inovadores em termos de tecnologia e empreendedorismo local, fora do Vale do Silício, e Paulo Rogério, empreendedor , cofundador da AFAR Ventures e Vale do Dendê, está entre outros nomes como Pavel Durov, CEO do Telegram, Liang Rubo, CEO da ByteDanc, a brasileira Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. A publicação, que é de uma organização internacional de jornalismo sem fins lucrativos, vem documentando histórias que envolvem tecnologia, cultura e experiências humanas em lugares que, geralmente, são subestimados pelo mercado global.

Paulo Rogério Nunes nasceu em Salvador, Bahia, e é uma das principais vozes brasileiras na promoção da diversidade e inovação. “Estar nessa importante lista global me deixa muito honrado. Esse certamente é um reconhecimento importante não apenas para meu trabalho, mas para todo o ecossistema brasileiro e em especial da Bahia. É muito importante pensar a inovação fora dos padrões tradicionais. Essa lista é muito rica nesse sentido”, afirma Paulo.

“A inovação mais empolgante agora está acontecendo fora do mundo ocidental. É difícil ser empreendedor em qualquer lugar. Mas adicione os desafios logísticos, financeiros e políticos que surgem com a construção de algo disruptivo nas economias emergentes – essas forças forjam diamantes. Como resultado dos extraordinários desafios que eles enfrentam, acreditamos que os líderes que nossa equipe selecionou para a lista RoW100 são mais rápidos, mais inovadores, mais atenciosos e melhores em compartilhar novas ideias porque precisam ser”, disse Anup Kaphle, editor executivo da Rest of the World.

Para comemorar o lançamento da lista inaugural da RoW100, a instituição vai realizar uma série de painéis virtuais na próxima quinta-feira, 12 de maio. Ao todo, serão três sessões separadas, apresentadas ao longo do dia, e que contarão com palestrantes que vão abordar o tema “Is anything local anymore?”, e que vão discutir como as soluções de tecnologia regionais para problemas locais estão repercutindo em todo o mundo. Na ocasião, os moderadores – todos os editores da Rest of the World – destacarão as tendências que foram apresentadas em seus relatórios nos últimos dois anos.

Para participar, acesse: RoW100 Global Virtual Event – Rest of World

 

Sobre a Rest of the World

Rest of World é uma organização internacional de jornalismo, dedicada a cobrir as histórias não contadas da tecnologia além da bolha ocidental, ou seja, fora dos EUA e da Europa Ocidental. Eles falam sobre as empresas, fundadores, políticos e usuários que estão impulsionando a mudança – geralmente ignorados e subestimados pela mídia tradicional em inglês. Suas histórias exploram o impacto das novas tecnologias em culturas que mudam rapidamente, por meio de relatórios de campo poderosos, e olhares afiados diante de experiências digitais envolventes. Para saber mais, acesse: https://restofworld.org/events/row100/.

 

Sobre Paulo Rogério

Paulo Rogério Nunes é publicitário, empreendedor e consultor, e entre os anos de 2015 e 2017 atuou junto ao  Berkman Klein Center da Universidade Harvard e foi fellow H.Humphrey Fulbright da Fulbright na Universidade de Maryland  e da Ashoka Empreendedores Sociais. É sócio da AFAR Ventures, uma empresa com foco em diversidade em mercados emergentes, além de ser palestrante e consultor na Casé Fala, criando estratégias  e treinamentos para várias empresas. Em 2018 foi escolhido como um dos afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização Most Influential People of Africa Descent (MIPAD); foi escolhido também para um encontro privado com o ex-presidente Barack Obama no Brasil e foi o único brasileiro convidado para palestrar no primeiro evento internacional da Fundação Obama, em Chicago. Cofundou empreendimentos sociais como a  Vale do Dendê, que desde 2016 já acelerou mais de 200 empresas e impactou mais de 1000 empreendedores do Nordeste Brasileiro. Além disso, cofundou em 2005 o Instituto Mídia Étnica para formação de jovens em comunicação. Atualmente é sócio investidor da AFRO.TV, plataforma de conteúdo afro e é autor do livro “Oportunidades Invisíveis” sobre inovação e diversidade.

Natal 2021 do Brownie do Luiz tem panetones de doce de leite e creme de avelã

A marca de brownies mais famosa do Brasil, o Brownie do Luiz, traz para este Natal de 2021 seu já tradicional panetone recheado.

 

Com embalagem especial para presentear e decorar a mesa natalina, o panetone é feito da massa fofinha e adocicada inspirada na receita original italiana, já bem conhecida e saboreada pelos brasileiros.

 

São duas opções de recheio dos mais pedidos no Brownie do Luiz: doce de leite ou creme de avelã; e cobertura de farofa de Brownie do Luiz (chocolate tradicional).

 

Os panetones Brownie do Luiz já estão disponíveis nas lojas do Brownie do Luiz no Rio de Janeiro e em São Paulo e nas principais plataformas de delivery, a partir de R$ 35.

 

Panettone do Brownie do Luiz

Creme de Avelã ou Doce de Leite

R$ 35 (350g)

www.browniedoluiz.com.br
Instagram.com/browniedoluiz

Sobre o Brownie do Luiz

Em 2005, Luiz Quinderé (aos 15 anos) começou a fazer brownies para vender na escola, com a ajuda de Vânia, na época empregada da família e hoje sócia da marca. Juntos, faziam de 24 a 48 unidades que eram vendidas rapidamente. Após 16 anos, o Brownie do Luiz é uma empresa consolidada, com cinco sócios (incluindo Luiz e Vânia), que possui um portfólio de produtos diversos a partir da receita original. De embalagens personalizadas por artistas parceiros, passando por collabs com empresas sinérgicas, produtos sazonais como Ovos de Páscoa, até os recém chegados Brownie Zero Açúcar e Cookie de Brownie.

 

Mais informações para imprensa:

Casé Comunica

www.casecomunica.com.br

Redes Sociais: @casecomunica

Mariana Marques – mariana@casecomunica.com.br

Fabiana Oliva – fabiana@casecomunica.com.br

Rede Mulher Empreendedora reúne principais lideranças do ecossistema de startups

Depois de quatro edições, a Mansão das Empreendedoras vai acontecer nos dias 25 e 26 de maio e contará com startups em diversos estágios, incluindo a apresentação de três startups com rodada de investimento aberta

A 5a edição da Mansão das Empreendedoras (antes Casa das Empreendedoras) está confirmada para 2022 em formato híbrido e gratuito, nos dias 25 e 26 de maio, das 9h00 às 18h00. Realizado em São Paulo e com patrocínio do Mercado Pago, este é um evento anual organizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, e que reunirá as principais lideranças do ambiente  de startups, inovação, tecnologia e do empreendedorismo feminino.

 

Para esta edição, participações relevantes do universo das startups, aceleradoras e investidoras foram convidados, e entre as confirmadas estão Licia Sousa da We Impact, Luiza Leite da ACE, Flavia Deutsch, fundadora da Theia, Cecília Zanotti da Aspen, Graziele Gomes da Distrito, Maria Rita da Anjos do Brasil, Dani Junco da B2Mamy, DJ Bola da ANIP e Luiza Santos da Astella.

 

Além disso, a RME selecionará 20 mulheres de startups que serão impulsionadas e participarão de palestras, workshop, mentorias e dolphin tank para acelerar seus negócios na busca pelo primeiro investimento. A mansão terá também a apresentação de pitch deck de três startups com rodada aberta para investidores interessados: AcademiCV, fundada pela Marina Beneton, Sisterwave, da Jussara Botelho e Gestar, da Lettycia Vidal e Giovana Milani.

 

“É fundamental criarmos espaços de conexão entre ambientes de inovação com mulheres líderes de negócios, o programa de aceleração da RME Acelera que existe há 4 anos tem esta proposta e a Mansão é mais um elemento para apoiar as mulheres empreendedoras”, afirma Célia Kano, CO-CEO da RME.

 

 

Palestras e Painéis:

  • Workshop: Prototipar e pivotar
  • Workshop: Gestão financeira para startups
  • Painel: Mulheres na liderança de startups
  • Apresentação: Pitch Deck para investidores
  • Workshop: Experiência do cliente: como posicionar meu negócio
  • Workshop: Fontes de capital e como me preparar para receber investimento
  • Painel: Investimentos para mulheres de startups – oportunidades e desafios
  • Reunião Ecossistema: Aprendizados e soluções do ecossistema para startups e mulheres
  • Dolphin Tank para as aceleradas

 

Serviço

Programação completa em: https://rme.net.br/programa/mansao-das-empreendedoras/

 

Sobre a Rede Mulher Empreendedora

A RME – Rede Mulher Empreendedora, primeira e maior plataforma de apoio às mulheres empreendedoras ou que querem empreender, criada em 2010 pela empreendedora social Ana Fontes, hoje conta com mais de 1 milhão de participantes conectadas e já impactou a vida de mais de 9 milhões de mulheres. Com o propósito de apoiar as mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda, por meio de capacitações, conteúdo qualificado, conexões, mentorias, acesso a mercado, através de marketplace, programas de aceleração e acesso a capital.

Em 2017, fundamos o Instituto RME, braço social da RME para apoiar mulheres em vulnerabilidade social. Desde então, dezenas de projetos foram executados com resultados positivos.

Ao longo deste tempo, gerou mais de R$ 33 milhões em renda para as mulheres impactadas direta e indiretamente. E em 2021 as capacitações e cursos foram muito bem adaptados para plataformas online, acumulando 2 milhões de visualizações em diversos canais.

 

Mais informações para imprensa:

Casé Comunica

www.casecomunica.com.br

Redes Sociais: @casecomunica

nadja@casecomunica.com.br