Com 30 milhões de jogadores ativos mensais, companhia segue enxergando o papel dos games em conectar pessoas por meio do entretenimento e oferecendo seus títulos nas plataformas preferidas dos gamers brasileiros  

 

A Blizzard Entertaiment completa 30 anos de história no próximo mês e, após um ano que mudou completamente o mundo, anuncia a realização da BlizzConline, primeira edição totalmente virtual de sua convenção anual, marcada para 19 e 20 de fevereiro, e que poderá ser acompanhada pelo público brasileiro on-line e sem custo algum. Líder mundial em entretenimento interativo, a companhia foi uma das pioneiras há dez anos em apostar no potencial do gamer brasileiro, tendo implantado por aqui um ecossistema completo, desde a localização, suporte e marketing próprios, até produtos licenciados.

 

Apesar do impacto da pandemia, a Blizzard conseguiu se adaptar rapidamente ao ambiente de trabalho remoto, o que garantiu muitas ações e anúncios no período, como o lançamento de Shadowlands, a mais nova expansão do seu jogo e um dos principais games da história, World of Warcraft, em novembro último. O título vendeu 3,7 milhões de cópias em seu dia de lançamento, tornando-o um dos games vendidos mais rapidamente de todos os tempos. Além disso, a empresa deu início à primeira fase de testes pública do esperado Diablo Immortal, exclusivo para sistemas mobile, somando diversas avaliações positivas da crítica especializada e dos criadores de conteúdo brasileiros logo nas primeiras semanas do ano.

 

Uma das primeiras empresas do segmento a explorar conteúdos transmídia em torno de seus jogos terminou 2020 fiel a este pioneirismo com o lançamento da série de podcast exclusiva para o Brasil “Viajantes de Azeroth”. A iniciativa foi criada como aquecimento para Shadowlands e para destacar os talentos brasileiros por trás do jogo e de sua comunidade. A Blizzard também lançou remixes lo-fi das músicas do game feitos por expoentes do gênero para que os gamers possam estudar ou trabalhar ao som de seu jogo favorito. Já em 2021, a Blizzard lançou o volume #4 de “Londres Chamando”, uma série de quadrinhos digitais totalmente em português que expande as histórias de seu jogo de ação Overwatch

 

A Blizzard não deve parar por aí e muitas supressas devem ser reveladas durante o BlizzConline 2021.

 

Tendências 2021 

 

Em recente artigo, Jonathan Stringfield – vice-presidente global de marketing, mensuração e insights da Activision Blizzard Media, empresa do grupo Activision Blizzard, da qual a Blizzard faz parte – falou sobre algumas tendências para o mercado de marketing e games em 2021.

 

Stringfield lembra que 2020 aqueceu as compras por consoles, com os consumidores passando mais tempo em casa, o que ocasionou empolgação com os novos sistemas Xbox e PlayStation. 

 

No entanto, o executivo ressalta que mesmo com esse aquecimento, a grande promessa de crescimento continua a ser no mobile, com dispositivos como celulares e tablets ganhando cada vez mais como uma plataforma “real” de jogos. Além disso, Stringfield lembra que apesar de parecem estar saindo de cena nos últimos anos, os jogos de redes sociais tendem a “ressuscitar como uma fênix”. 

 

Confira os cinco pontos que resumem as expectativas do executivo para os profissionais de marketing que quiserem investir em games:

 

  1. Em alta há algum tempo, os jogos tiveram seu ritmo acelerado em 2020 e não há sinais de que isso irá parar em 2021;
  2. Como resultado, os jogos estão se tornando uma parte muito importante do ecossistema de entretenimento para grupos cada vez mais amplos de consumidores, não só os tradicionais “gamers”;
  3. Games não estão na mesma onda de truques de marketing ou palavras da moda, portanto, é preciso explorar as oportunidades dentro deste mercado;
  4. As maiores e ainda subutilizadas oportunidades para os profissionais de marketing permanecem em plataformas básicas, como o celular.

 

Segundo o Stringfield, o envolvimento do consumidor com os jogos está se tornando mais onipresente e as conexões mais profundas. “A oportunidade presente em 2021 é entrar em campo e ir para jogo, já que as experiências para os consumidores nunca foram tão latentes, nem os pontos de contato para os profissionais de marketing tão numerosos”, conclui o executivo.

 

Sobre a Blizzard Entertainment, Inc.

Conhecida por sucessos como World of Warcraft®, Hearthstone®, Overwatch®, as franquias Warcraft®, StarCraft® e Diablo® e o jogo multifranquia Heroes of the Storm®, a Blizzard Entertainment, Inc. (www.blizzard.com), uma divisão da Activision Blizzard (NASDAQ: ATVI), é uma desenvolvedora e editora de software de entretenimento famosa por criar alguns dos jogos mais aclamados pela crítica. O histórico de criação da Blizzard Entertainment inclui 23 jogos campeões de venda e diversos prêmios de Jogo do Ano. O serviço de jogos on-line da empresa, o Battle.net®, é um dos maiores do mundo, com milhões de jogadores ativos.

 

*Vendas ou downloads com base nos registros internos da empresa e relatórios de distribuidores-chave.

 

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