Nova sede da Qintess nasce com ambientes voltados ao bem-estar e sob protocolos de pandemia
Com projeto assinado pela AKMX, escritório comporta até 700 pessoas e no futuro deve se transformar em um ecossistema vivo com estúdio de gravação, garage band e sala de yoga, projetados para o bem-estar
É primordial o papel das organizações na promoção do bem-estar dos colaboradores, não só no contexto da pandemia, mas nas adaptações aos novos modelos de trabalho. À medida em que reabrem seus escritórios, 47% das empresas norte-americanas apostam nos serviços de saúde mental como umas das grandes prioridades, de acordo a consultoria Willis Towers Watson, que em seu Relatório Global de Atitudes e Benefícios, aponta que as ações voltadas à satisfação dos funcionários, junto com a promoção de atitudes sustentáveis, devem transformar culturalmente os locais de trabalho em espaços socialmente conectados e que promovam atividades saudáveis.
A Qintess e a AKMX, especializada em soluções de arquitetura corporativa, apresentam a nova sede da empresa que é umas das 10 maiores de tecnologia do Brasil. Localizado no bairro dos Jardins, na capital paulista, o escritório conta com cerca de 6,3 mil metros de espaço e 700 metros quadrados de áreas voltadas à convivência e ao bem-estar com ambientes como um estúdio para gravações, uma garage band, sala de yoga, lounge café, lactário e gaming room, projetados especialmente para o bem-estar e saúde mental das pessoas.
Além disso, a estrutura corporativa conta com um “open space” para reuniões ou “coworking”. Tudo foi projetado com base em características como funcionalidade, conforto e sustentabilidade e o objetivo de provocar reações cerebrais positivas, focadas na experiência do usuário. “Assim que a pandemia permitir, queremos transformar o espaço em um ecossistema vivo e criativo, para que clientes, parceiros, e startups possam utiliza-lo”, conta Breno Barros, Vice-presidente de Pessoas, Marketing e Inovação.
Ele revela que a área chegou a operar com menos de 10% de ocupação e acatando a vontade manifestada por parte do time de voltar alguns dias para o escritório. Para a segurança destes colaboradores, não há lugares demarcados e as pessoas estão livres para sentarem onde quiserem, incluindo as salas individuais ou estações, com circulação de ar adequada, pontos com álcool em gel, máscara e distanciamento maior que o recomendado pelas organizações de saúde.
“Esse projeto foi iniciado meses atrás, com a ideia de incorporar ambientes para o bem-estar e, no meio do caminho, adotamos os protocolos, tudo com objetivo de proporcionar um ambiente seguro para que nossos times se sintam confortáveis e felizes”, comenta Nana Baffour, Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess ao lembrar que mesmo diante da atual situação, a companhia seguiu com o projeto por pensar positivamente no futuro.
O executivo lembra que durante a pandemia, a empresa passou a oferecer suporte psicológico, além de ter adotado uma solução de inteligência artificial e ferramentas de colaboração para manter mais de 90% do time trabalhando de forma remota, bem como conseguir interpretar as necessidades e sugestões de cada um.
A neurorquitetura
“É comprovado que o ambiente físico pode impactar nosso cérebro, que trabalha a partir de estímulos externos. A neuroarquitetura, aplicada em projetos, obras e construções, consiste na observação e compreensão dos impactos arquitetônicos sobre o cérebro e o comportamento. Por isso, é importante pensar em espaços corporativos mais humanizados e atrativos. Um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, harmonioso, contribui com o bem-estar dos colaboradores, melhora a qualidade de vida e ainda é capaz de extrair a melhor performance das equipes”, explica Denise Moraes, diretora de projetos e sócia da AKMX Arquitetura Corporativa.
O espaço projetado para a Qintess reflete as melhores práticas de governança social e ambiental (ESG), com salas de acústica adequada, mobilidade das mesas para rotatividade das equipes e pessoas, plantas e materiais naturais, e aproveitamento o máximo da luminosidade natural, além do atendimento às legislações e normativas de saúde e segurança.
Sobre a Qintess
A Qintess combinou as expertises de estratégia, inovação, design e tecnologia para se tornar líder em transformação digital, desenvolvendo capacidades digitais, design inovador e capacitação de TI para suportar os clientes na jornada em direção a um crescimento sustentável do negócio. Com uma obsessão por inovação e agilidade na tomada de decisão, nossas pessoas aceleram a entrega de soluções para diversos desafios de negócio, gerando valor para nosso ecossistema de clientes e parceiros. Todas as nossas ações estão alinhadas com as melhores práticas de ESG, com uma genuína preocupação com as nossas pessoas e com as comunidades onde operamos.
A Qintess possui aproximadamente 3.200 funcionários e mais de 2.000 clientes, com operações no Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e EMEA. Entre seus principais clientes estão sete das dez principais instituições financeiras do mundo, oito das dez maiores empresas de serviços públicos do Brasil e duas das três maiores empresas de telecomunicações do país. Para saber mais, acesse: www.qintess.com
Sobre a AKMX
A AKMX soma 15 anos de atuação no mercado e se posiciona entre os principais escritórios do país em soluções de arquitetura corporativa. Com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, e filial no Centro do Rio de Janeiro, soma mais de 250 clientes atendidos, mais de 300 mil m² de espaços projetados e cerca de 500 mil m² em obras executadas. Destaca-se não apenas pela excelência na entrega de projetos e obras, desenvolvidos de forma personalizada, baseada na cultura das empresas, mas também pelo compromisso em honrar prazos de entrega e orçamentos acordados. Assim, tem conquistado e fidelizado marcas, como Maurício de Sousa Produções, Hyundai, Renault, Ajinomoto, Heineken, Deloitte, Ourofino Agrociência, Atento, EDP Brasil, Mercado Livre e Givaudan. Em 2020, foi indicada cinco vezes ao prêmio Infra, da Revista Infra FM, sendo a mais nomeada entre as empresas do mercado de arquitetura corporativa nacional, e está entre as melhores em atendimento a Facility Management do Brasil.
Mais informações para imprensa Qintess:
Casé Comunica – @casecomunica
Fabíola Binas – fabiola@casecomunica.com.br
Fabiana Oliva – fabiana@casecomunica.com.br
Atendimento à imprensa AKMX
Thais Gobbi | thais.gobbi@wgocomunicacao.com.br | (19) 99910-2940
Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br | (19) 99306-2923