Na manhã desta terça-feira,  dia 23 de novembro, o programa CoLABoratório Criativo ganhou destaque no evento virtual Mais Brasil Na Tela, promovido pela Netflix para discutir sobre os entraves e as oportunidades da indústria audiovisual brasileira. Na ocasião, a roteirista Marina Luísa Silva comentou, em depoimento por vídeo, sobre sua experiência durante a mentoria em 2021 e como ela já vislumbra um futuro diferente para sua carreira por meio do programa.

A iniciativa, que foi lançada com sucesso em 2020, atualmente está em sua segunda temporada. Até o momento, o projeto assistiu 28 contadores de histórias afro-brasileiros por meio do acesso ao treinamento intenso e masterclasses com os melhores roteiristas do Brasil e dos Estados Unidos. Os participantes deste programa também têm a oportunidade de apresentar suas séries para a Netflix e desenvolvê-las nas salas dos roteiros do programa. A iniciativa CoLAB foi desenhada pela AFAR Ventures LLC, agência de consultoria em diversidade e mídia em parceria com a WIP, aceleradora de propriedade intelectual com sede em SP, e com financiamento da Netflix.

A primeira edição do programa aconteceu entre outubro e dezembro de 2020, e contou com a seleção de 12 roteiristas negres, num time formado por nomes brilhantes do mercado como: Ana Julia Travia, Camila de Moraes, Everlane Moraes, Jessica Queiroz, Renata Di Carmo, Susan Kalik, Tamiris Hilário, Thays Berbe, Diego Paulino, Elton de Almeida, Marcelo Lima e Raul Perez. A segunda edição, que teve início em 19 de julho deste ano, com previsão de término em 03 de dezembro de 2021, conta com 16 participantes, sendo 10 mulheres, 2 homens trans, 1 trans não binária e 3 homens.

O processo de seleção é feito pelas equipes da AFAR e da WIP por meio de pesquisa e curadoria de instituições focadas no mapeamento de profissionais afro-brasileiros do mercado cinematográfico, como a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e a Nordeste Lab, e profissionais renomados.

Na primeira fase, os professores e palestrantes convidados compartilham suas expertises e experiências, e envolvem os participantes nos treinamentos sobre como desenvolver uma série, passando por táticas e ferramentas de storytelling. Eles abordam temas como: estrutura de roteiro, criação e desenvolvimento de personagens, processo de construção de episódios, construções narrativas para diferentes gêneros, entre outros. No final desta fase, cada participante entrega o seu projeto autoral e o apresenta em um pitch para a Netflix. Desses, alguns são escolhidos para serem continuados dentro do programa. Já na etapa dois, os projetos selecionados são aperfeiçoados e recebem suporte de renomados mentores com vasta experiência em salas de roteiro, para o desenvolvimento das bíblias e dos pilotos.

O CoLAB Criativo 2020 já teve resultados muito significativos: 11 projetos de série foram criados, três deles foram escolhidos pela Netflix e, destes, dois estenderam seus desenvolvimento. Além disso, quatro participantes foram contratados por produtoras parceiras por recomendação da plataforma.

“As empresas somaram suas expertises para produzir o programa que conduzem com um time de talentos negros, para atender a mais este investimento da Netflix no Brasil em um projeto que contribui diretamente para maior diversidade e inclusão na produção de conteúdo genuinamente brasileiro”, explica Raquel Natal, chefe de projetos. “E que o mercado deixe de invisibilizar estes brilhantes criadores negros, que estão prontos e cheios de histórias para contar”, finaliza David Wilson, CEO da AFAR Ventures.

Sobre a AFAR Ventures e WIP

AFAR Ventures é uma agência líder em diversidade, dados e soluções de mídia, especializada em oportunidades

para afrodescendentes no Brasil.  A empresa ajuda marcas nacionais, corporações multinacionais e investidores a treinar e envolver esses públicos de forma autêntica usando dados proprietários, a plataforma de mídia da empresa, AFRO.TV e  outras soluções criativas. A WIP Ventures é especializada em desenvolver oportunidades sobre propriedades intelectuais de entretenimento. Sua missão é empoderar criadores a desenvolver e expandir histórias e negócios.

 

Casé Comunica

@casecomunica