A Black Friday já é data institucionalizada no calendário do varejo brasileiro desde 2010. Assim como nos Estados Unidos, sempre acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e, assim como lá, aqui também o varejo vem se preparando cada vez mais cedo para ter uma maior garantia de vendas com cada vez menos atritos. Com a imensa convergência para o digital que assistimos desde o início da pandemia, é imprescindível que haja um planejamento que evite perdas.

Para isso, a  Qintess, uma das dez maiores empresas brasileiras de tecnologia, criou pacotes de serviços que visam atender necessidades diversas nos mais diferentes ecossistemas de empresas de todos os portes, principalmente para aquelas que convergiram para o e-commerce recentemente, ou para aquelas que aumentaram suas capacidades, e que agora estão diante de desafios como melhorar a experiência de compra de seus clientes. Como forma de auxiliar essa jornada na semana mais importante do varejo, a Qintess criou um CheckList Definitivo da BlackFriday, gratuito, que pode ser acessado aqui: https://br.qintess.com/black-friday-qintess .

“Ao criarmos um CheckList, ressaltamos a importância da análise multivariada de dados, que é fundamental para uma estratégia efetiva da campanha de vendas, com conversões reais por meio do bom funcionamento do ecossistema digital na Black Friday 2021, levando em conta a infraestrutura de cada um”, explica André Gutierrez, Diretor Executivo da QADS – braço de Inteligência Artificial, Analytics & Decision Science da Qintess.

Para isso, a Qintess se apoia no uso da Inteligência Artificial. “A Inteligência Artificial é diretamente responsável pelo atendimento aos usuários que desejam algo personalizado e humanizado em suas jornadas”, aponta André.  Além disso, ele assinala que previsões mais assertivas através de big data analytics podem ajudar empresas a identificarem tendências utilizando a AI para administrar preços, estoque e logísticas de entrega.

O gerenciamento de aplicativos e sistemas é outro item que ajuda a verificar falhas nas etapas, acompanhando desde a homepage até o checkout, passando por todas as outras páginas do site, simulando a jornada que o cliente fará para realizar a compra e prevendo possíveis falhas no sistema. André lembra que a Black Friday não termina no sábado: “É preciso gerar relatórios de desempenho e o levantamento dos resultados e a eventual correção de erros. Por isso, a análise real de dados já será o ponto de partida para o sucesso da edição de 2022”.

Black Friday e o Varejo Brasileiro

A Black Friday já é um dos períodos mais lucrativos do varejo brasileiro. Em 2020, o número de vendas cresceu cerca de 24,7% em comparação ao ano anterior. E, segundo a E-commerce Brasil, as vendas pela internet aumentaram em 54,7% no primeiro trimestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2019. A tendência, portanto, é que esse número seja ainda maior nesta edição.

Porém, o consumidor estará cada vez mais exigente em relação à sua experiência de compra, bem como segurança de seus dados e a navegação por sistemas ágeis que não apresentem lentidão na hora de fechar o pedido, por exemplo. Na Black Friday de 2020, sites com lentidão ou instabilidade custaram cerca de R$48,7 mi aos cofres das empresas, e com o número de carrinhos abandonados chegando até a 82,3% dos casos.

Sobre a Qintess
A Qintess combinou as expertises de estratégia, inovação, design e tecnologia para se tornar líder em transformação digital, desenvolvendo capacidades digitais, design inovador e capacitação de TI para suportar os clientes na jornada em direção a um crescimento sustentável do negócio. Com uma obsessão por inovação e agilidade na tomada de decisão, nossas pessoas aceleram a entrega de soluções para diversos desafios de negócio, gerando valor para nosso ecossistema de clientes e parceiros. Todas as nossas ações estão alinhadas com as melhores práticas de ESG, com uma genuína preocupação com as nossas pessoas e com as comunidades onde operamos.

A Qintess possui aproximadamente 3.200 funcionários e mais de 2.000 clientes, com operações no Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e EMEA. Entre seus principais clientes estão sete das dez principais instituições financeiras do mundo, oito das dez maiores empresas de serviços públicos do Brasil e duas das três maiores empresas de telecomunicações do país. Para saber mais, acesse: www.qintess.com

Mais informações
Casé Comunica – @casecomunica
Andréa M. Diniz – andrea@casecomunica.com.br
Fabiana Oliva – fabiana@casecomunica.com.br